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21/05/2018

10º aniversário Uterqüe

10 Mulheres, 10 Cidades, 10 Anos!

A Uterqüe apresenta 10 Mulheres, 10 Cidades, 10 Anos, um novo projeto artístico para comemorar o seu 10º aniversário.

A marca de moda volta a bater às portas do mundo da arte no seu décimo aniversário. Esta vez, a Uterqüe alia-se com a artista Inés Maestre para render homenagem à sua maior fonte de inspiração – as suas musas – numa série de retratos de dez mulheres em dez cenários traçados pela artista madrilena. Dez mulheres que dão rosto a todas aquelas que, em diferentes cantos do mundo, são parte da essência da marca.

Existem infinitas mulheres entre as musas da Uterqüe, mas cada uma delas é única. São mulheres “desejo”, fortes, seguras e evocadoras de experiências vitais, com um estilo de vida e um gosto pelo clássico e pelo moderno, pelo passado e pelo futuro. São elas que desenham e interpretam o seu estilo, seguem as tendências ou inclinam-se para romper as regras. Cosmopolitas, elegantes, poderosas, sofisticadas. Nelas convivem a elegância do distrito Parisiense VIII, a desenvoltura das infinitas noites londrinas ou a irresistível boémia lisboeta. Não existem fronteiras para elas.

Só a madrilena Inés Maestre, uma das artistas com maior projeção do momento, conhecida como “a Hopper dos Millennials”, e o seu virtuosismo quando se trata de captar a personalidade e as emoções das suas personagens, bem como a sua habilidade para representar espaços e objetos quotidianos, poderia expressar o mundo interior e o estilo único destas musas contemporâneas.
Nas trinta e cinco peças que compõem a série realizada ex professo para a Uterqüe, as suas protagonistas sentem, pousam desafiantes, riem, refletem ou esperam, envolvidas em designs pertencentes à coleção SS18 da marca. Peças de roupa vaporosas, jogos de tecidos, cores vibrantes, estampados em que habitam todo o tipo de elementos orgânicos, bailes de texturas e referências a grandes obras da arte e da literatura convergem numa linha que narra vários relatos por si só.

As peças originais de Maestre podem ser contempladas desde 7 de maio nas montras de dez das lojas mais emblemáticas da marca ao redor do mundo: Madrid (Claudio Coello); Barcelona (Paseo de Gracia), A Corunha, Marbelha (Puerto Banús), Dubai (The Mall of Emirates), Cidade do México (Antara Fashion Hall, Cidade do México), Varsóvia, Lisboa, Moscovo e Bucareste.
De forma paralela a esta ação, a Uterqüe lança o terceiro volume dos Uterqüe Art Essays; um cahier d'art numa cuidada edição limitada de 500 exemplares que reúne o trabalho da artista em colaboração com a marca.
Esta não é a primeira vez que a Uterqüe se alia com o mundo da arte em maiúsculas. Desde 2017, a marca colaborou com os artistas Clàudia Valsells, Regina Giménez e Aldo Chaparro, que fundiram o seu particular estilo com as diferentes coleções e campanhas, transformando as lojas da Uterqüe em galerias de arte pop up.

Dez anos vestindo as mulheres
Em apenas uma década, a Uterqüe pode orgulhar-se de ter criado um universo próprio no mundo da moda, dentro e fora das nossas fronteiras. Criada em 2008 com o objetivo de fazer dos acessórios uma parte fundamental no armário de qualquer mulher, a sua evolução revelou-se uma das mais notáveis no setor. Sempre fiel à sua premissa de reviver a tradição, fomentar o Made in Spain e o artesanato com produtos feitos à mão, a marca foi incluindo coleções de peças de roupa nas suas linhas de acessórios desenhadas exclusivamente pela sua equipa criativa, sendo a pele um dos seus materiais prediletos.
A combinação de qualidade, perenidade e elegância nos seus produtos fizeram da Uterqüe uma marca consolidada e com uma forte identidade, que tem conquistado incondicionalmente mulheres que procuram nas suas peças de roupa qualidade, tendência e exclusividade. No fundo, trata-se de marcar a diferença.

The Apartment: a nova imagem de loja da Uterqüe
Em julho de 2008, a Uterqüe abriu a sua primeira loja na rua Serrano. Neste momento, a marca Premium da Inditex conta com 91 locais em Espanha, Portugal, México, Rússia, Polónia, Roménia, Ucrânia, Cazaquistão, Emirados Árabes, Qatar, Kuwait, Arábia Saudita, Líbano e Jordânia e além disso opera em 35 mercados através da sua loja online.
Coincidindo com o seu décimo aniversário, a marca renova a sua imagem de loja seguindo o conceito “The Apartment”, inspirado na estética do movimento Mid Century dos anos 50 e com referências aos apartamentos de Los Angeles da época. Uma atmosfera cálida, acolhedora e com um forte espírito evocador que recupera o glamour de épocas passadas e na qual também têm cabimento diferentes intervenções artísticas, fruto da união da Uterqüe com o mundo da arte.

Sobre Inés Maestre
Inés Maestre (Madrid, 1992) começou as suas andanças no setor da moda, uma área da qual nunca se desvinculou. Estudou Design de Moda em Madrid, mas não foi até que começou a trabalhar no setor que deu rédea solta à sua faceta de ilustradora, imprimindo o seu pessoal universo em peças de roupa e estampados. O nomadismo – qualidade ou circunstância frequentemente inerente à sua geração – levou-a, finalizada a sua etapa na moda, a instalar a sua residência em Londres, onde nos últimos meses vive e trabalha dedicada à sua carreira artística, envolvida em projetos editoriais e de direção criativa para diferentes marcas de moda e prestigiosas publicações internacionais.
O trabalho de Maestre não representa apenas uma geração, a millennial, em permanente contradição. É também o reflexo da angústia pós-adolescente, dos últimos vestígios da inocência, da tormentosa chegada da idade adulta. É no olhar perdido no horizonte, nesses fugazes momentos de reflexão sobre o desgosto vital que sentem muitos jovens dos nossos dias que se inspiram os traços desta prometedora artista. Uma objetividade surpreendente que a posiciona no encalço de artistas que foram grandes “fotógrafos” do seu tempo como David Hockney, Larry Clark ou Ryan McGinley, em poéticas cenas de uma profunda apatia por um futuro imprevisível que remetem aos códigos narrativos da Escola Ashcan e a nomes como Edward Hopper ou Robert Henri.

// Uterqüe
loja nº 2180, piso 2


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Em estreia:
21/06/2018
Em estreia:
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