Quer renovar o seu guarda-roupa e não sabe como? Pois bem, fique a saber que é possível fazê-lo com consciência e continuar nas últimas tendências da moda.

 

O que é roupa sustentável?

Com certeza que já deve ter ouvido falar de slow fashion, um movimento que dá prioridade à sustentabilidade, ética e qualidade, ao contrário da velocidade e conveniência da fast fashion. Este mesmo movimento acaba por abraçar o conceito de roupa sustentável, fabricada e produzida de forma a minimizar o seu impacto no ambiente e a promover práticas laborais justas.

A roupa sustentável caracteriza-se pela utilização de materiais amigos do ambiente como fibras naturais, algodão orgânico, linho e cânhamo, de modo a reduzir os resíduos no processo de produção e eliminação. Outra vantagem é que esta roupa é feita para durar mais tempo, reduzindo assim, a necessidade de frequentes substituições e desperdícios.

Como fazer um guarda-roupa sustentável?

  • Invista em peças de qualidade, intemporais, que durarão mais tempo;
  • Escolha fibras naturais, tais como algodão, linho e lã, em vez de materiais sintéticos;
  • Arranje e volte a usar peças de roupa, antes de pensar em comprar algo novo;
  • Apoie marcas de moda sustentáveis que dão prioridade a práticas amigas do ambiente;
  • Evite a fast fashion;
  • Limite as compras ao que realmente precisa;
  • Procure certificações como Fair Trade, Organic ou Global Recycled Standard quando fizer compras.

Benefícios de um guarda-roupa sustentável

Note que ao adotar esses comportamentos estará a reduzir o impacto ambiental, a apoiar práticas laborais justas, que protegem os direitos dos trabalhadores, a minimizar o desperdício através da compra de roupa de qualidade e a promover a sustentabilidade enquanto investe numa indústria socialmente responsável.

O melhor de tudo é que pode, de facto, poupar dinheiro a longo prazo, ao comprar peças de roupa intemporais e que vão durar uns bons anos.

 

Moda Sustentável

Se for pela opção da compra de roupa sustentável, no Braga Parque existem algumas lojas que aconselhamos a espreitar:

A Natura, com peças de roupa, calçado e acessórios fantásticos para mulher e a NaturaPura, que conta com vestuário, peluches e outros artigos têxteis para bebés (como lençóis ou cobertores), com 100% de algodão biológico, não tingido, natural e sem químicos. Se procura algo mais abrangente, a famosa Levi’s também utiliza processos de produção sustentáveis e oferece várias opções de vestuário, principalmente as fantásticas calças de ganga que duram uma vida inteira. A Pepe Jeans também segue os mesmos passos e produz o denim de algodão proveniente de fontes sustentáveis, bem como a Salsa. A ECCO também é uma marca inovadora que vende sapatos para mulher, homem e criança e acessórios.

Lembre-se: as roupas mais sustentáveis são aquelas que já existem! Compre com moderação e reutilize o que conseguir. Se quer saber mais sobre este tema, leia também este artigo.